Quanto custa, quando abre portas e que ligações terá: tudo sobre o novo aeroporto
O Governo e a ANA Aeroportos preveem uma capacidade para 56 milhões de passageiros por ano, que pode depois chegar aos 85 milhões.
O Governo e a ANA Aeroportos preveem uma capacidade para 56 milhões de passageiros por ano, que pode depois chegar aos 85 milhões.
O relatório técnico entregue ao Governo prevê que o início da construção do Luís de Camões aconteça em 2029 e que se estenda até 2033, de forma a que possa entrar em operação a partir de 2035.
De acordo com o calendário estabelecido, a ANA deverá apresentar o relatório financeiro em 17 de janeiro de 2027 e concluir a candidatura ao novo aeroporto em janeiro de 2028.
O Chega está a amparar o PSD em vários municípios em troca de nomeações para os seus dirigentes e candidatos. Em Sintra, por exemplo, o partido liderado por Ventura tomou conta da Polícia Municipal e já distribuiu cargos por militantes.
Presidente executivo da ANA - Aeroportos de Portugal detalhou que a avaliação feita hoje apontava para "cerca de 13 minutos de espera nas partidas" e "um bocadinho menos de uma hora nas chegadas".
Devido a razões técnicas informáticas, mas também à "dimensão elevada de tráfego aéreo", segundo a PSP.
tTmpo de espera ultrapassa uma hora, segundo a PSP e a ANA.
O novo sistema automatizado substitui o carimbo no passaporte pelo registo digital de dados biométricos (foto e impressões digitais) para cidadãos não pertencentes à União Europeia.
Entretanto diminuiu para menos de uma hora, segundo a PSP e a ANA.
Entrega pela ANA deste relatório "constitui o segundo de quatro relatórios intercalares a integrar a candidatura completa ao NAL, cujo prazo máximo é janeiro de 2028".
Entre as ocorrências contam-se cinco quedas de redes elétricas, nove quedas de árvores, duas quedas de estruturas temporárias, uma inundação e três derrocadas.
Ao todo foram cancelados sete voos de e para a ilha da Madeira devido à passagem da depressão Therese.
A ANA alerta que “as previsões meteorológicas apontam para condições adversas que podem condicionar a operação (partidas e chegadas) nos próximos dias”.
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Santos, imputou responsabilidades à ANA por não ter criado condições para um fluxo de passageiros que já sabia que iria existir.
O cronograma prevê a abertura do novo aeroporto, no Campo de Tiro de Alcochete, para meados de 2037, podendo ser antecipada para final de 2036 mediante otimizações negociadas com o Governo.
A ANA garantiu que “tem colaborado com as autoridades responsáveis pelo controlo de fronteira e apoiado os passageiros”.